CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA

Notícias

​CAPA participa de Encontro na Argentina

28-03-2017

Posadas, Argentina - A Campanha Comida Boa na Mesa, lançada em outono de 2016, foi apresentada pelo CAPA Núcleo de Marechal Cândido Rondon/PR no encontro de Economia Social para Pequenos Projetos Produtivos que aconteceu nos dias 11, 12 e 13 de novembro em Posadas, na Argentina. O evento foi promovido pelo Serviço Evangélico de Diaconia (SEDI) da Argentina, entidade com atuação similar a da Fundação Luterana de Diaconia (FLD) no Brasil.

Para Edimar Silveira da Silva técnico do CAPA Núcleo Marechal Cândido Rondon/PR, “a maior riqueza de encontros como esse está na troca de experiências. Colegas que praticam Agroecologia na Argentina e no Paraguai passam por grandes dificuldades na produção devido à escassez de assistência técnica e de estruturas de comercialização. O que se destaca naquela realidade é a força de superação: são pequenos projetos, mas de grande importância”. 

Além de Edmar, Marco Antônio Vieira também representou o Núcleo Rondon. O trabalho do CAPA Núcleo Santa Cruz/RS foi apresentado por Cleiton Arendt e Teresinha Weber e o da Região Sul, por Priscila Duarte, da Cooperativa Sul Ecológica de Pelotas. 

Cleiton e Teresinha levaram a experiência de agricultoras e agricultores da Ecovale, apoiados pelo CAPA, e tiveram a oportunidade de conhecer as experiências dos grupos que recebem apoio e são beneficiados pelo Programa Unir, do SEDI. 

Durante o encontro, foi apresentado o principal projeto do SEDI, que possui um fundo de pequenos projetos e dá apoio a iniciativas comunitárias participativas, através da capacitação e acompanhamento, nos países da Argentina e do Paraguai. O evento ampliou o conhecimento sobre economia solidária e associativismo para pessoas que trabalham de modo cooperado e com características de economia social. 

As atividades que aconteceram no Instituto Gutemberg, em Posadas, Província de Missiones, trataram das ferramentas básicas da economia social, com base na troca de experiências e fortalecendo práticas de organização. 

Texto: Cláudia Dreier