DOAR AGORA

Notícias

Notícias

CAPA emite Nota em defesa da democracia
7 de abril de 2016 zweiarts
In Todas as Notícias

Nota em defesa da Democracia, Agricultura Familiar e Agroecologia

O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), criado em 1978, é um gesto concreto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) na construção de um país democrático, que assegura o direito à alimentação saudável para todas as pessoas. Está organizado em cinco núcleos, Santa Cruz do Sul, Erexim, Pelotas, Verê e Marechal Cândido Rondon, formando um consórcio de trabalho, com atuação em 79 municípios dos estados do sul do Brasil.

Reunidas e reunidos nos dias 5 a 7 de abril, em Porto Alegre/RS, para o Lançamento da Campanha Comida Boa na Mesa, suas equipes e conselhos reafirmam o compromisso em defesa da Democracia. Como organização que promove e implementa a agricultura familiar e a agroecologia, reconhecemos e valorizamos os avanços históricos nas políticas públicas, entre as quais o PRONAF, PRONATEC Campo, Habitação Rural, PAA, PNAE e PLANAPO. Destacamos as chamadas de ATER com cotas para as mulheres, referência de uma política de justiça de gênero para as agricultoras.

Com quase 40 anos de atuação, o CAPA é testemunha e também protagonista dessas conquistas que empoderam as condições para a produção de alimentos por agricultoras e agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas e outras representações de povos e comunidades tradicionais.

Considerando o atual contexto de ameaça à democracia e de permanente violação de direitos, manifestamos repúdio e discordância com o processo de partidarização da justiça e os ataques ao estado democrático de direito, à legalidade e à democracia em nosso país. Repudiamos fortemente as manifestações de ódio, misoginia, violência e intolerância que os meios de comunicação e a elite desse país têm promovido na sociedade. Fazemos a defesa radical da Democracia e da Constituição Brasileira. Reiteramos nosso papel de promoção e afirmação dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores no campo e na cidade, da agricultura familiar e agroecológica, com Comida Boa na Mesa de toda a população brasileira.

Nenhum passo para trás! 

Porto Alegre, 7 de abril de 2016.