DOAR AGORA

Notícias

Notícias

CAPA e parceiros iniciam projeto em apoio à produção alternativa ao tabaco
28 de agosto de 2012 zweiarts
In Todas as Notícias

Angélica Buchweitz tem 19 anos. Natural da zona rural  de São Lourenço do Sul (RS), ela deixou a vida no campo para estudar na cidade. Até aí, a história da jovem não difere muito daquela escrita pela maioria dos adolescentes da colônia. O diferencial da trajetória de Angélica começou logo a seguir quando, depois de concluir o curso, retornou à zona rural com a bagagem repleta de conhecimentos a serem aplicados no cotidiano da agricultura familiar, até então quase totalmente baseada na cultura do tabaco.

E a família Buchweitz não está sozinha. Outros milhares de agricultores da região também estão presos à realidade de tirar o sustento apenas da fumicultura, ficando dependentes de uma única fonte de renda que também não lhes permite produzir para consumo próprio. Felizmente, para mudar a conjuntura dos fumicultores da Zona Sul, o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA, www.capa.org.br), junto com uma rede de sete organizações da agricultura familiar do Território Zona Sul do RS, inicia a execução do projeto de Ater em Rede à promoção da diversificação produtiva e sustentável da agricultura familiar em áreas cultivadas com tabaco, selecionado por meio de Chamada Pública lançada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

A proposta beneficiará 960 famílias dos municípios de Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Cristal, Canguçu, Pelotas, Turuçu e São Lourenço do Sul. O objetivo é desenvolver ações de estímulo à atividades produtivas diversificadas e sustentáveis, como leite, fruticultura, com destaque para o pêssego, e produção de grãos e hortaliças orgânicas, proporcionar gestão da unidade familiar e de produção e organização social e comercialização dos produtos. Iniciativa esta que já vem revelando novos frutos. Afinal, a própria Angélica já começou a dar um novo rumo à propriedade da família, que há mais de 20 anos se dedicava quase que totalmente ao tabaco. Srgundo ela, hoje o local já trabalha com foco na produção de cebola, feijão, morango e hortifrutigranjeiros. “Porque o fumo é só para vender. Os outros servem para consumo próprio e ainda permitem venda do excedente”, justifica, satisfeita.

Para planejar

Para selar o começo da iniciativa, foi realizado no dia 28 de agosto um encontro de planejamento do projeto. Mais de cem pessoas das comunidades beneficiadas foram convidadas a conhecer um pouco mais o processo do programa, que já está na segunda etapa de execução. Conforme explica a assessoria do Programa, Carla Rech, o objetivo é proporcionar aos agricultores outras alternativas que lhes favoreçam o sustento e a própria subsistência. “Não somos contra o tabaco. Apenas queremos que estas pessoas possam ter outras alternativas de renda com produtos que também podem  ser produzidos para consumo próprio”, afirma Carla.

A coordenadora do CAPA, Rita Surita, aproveitou a oportunidade para salientar não apenas a importância do Programa, mas também o potencial da região sul como produtora de uma vasta gama de culturas. “Nenhum outro lugar tem tudo isto, não ficar presos a somente uma cultura. Esse programa é para fortalecer o que a região tem de melhor”, defende a coordenadora.

Para chegar ao sucesso

E para possibilitar que os fumicultores atinjam sucesso com esta diversificação produtiva, o CAPA disponibilizará assistência técnica totalmente gratuita. Segundo Carla, as propriedades beneficiadas pelo programa já passaram por uma radiografia completa para realização de um diagnóstico que avalia a realidade e as potencialidades de cada região. “Vamos mostrar alternativas práticas e economicamente viáveis e com redução de insumos agrícolas. Queremos expandir os horizontes dos produtores de tabaco”, afirma.

Outro foco do programa é proporcionar a troca de experiências entre os agricultores, facilitando seu caminho até as associações e favorecendo o desenvolvimento dos respectivos segmentos e dos próprios produtores. Presente no encontro de ontem, a fiscal do MDA, Tânia Hansel, se disse muitos tranquila com relação ao andamento do projeto. Para ela, saber que iniciativa está sob o comando do CAPA é sinônimo de tranquilidade.

Texto: André Amaral/Diário Popular/Pelotas

Foto: Rocheli Wachholz/CAPA

eskort mersin - eskort adana