DOAR AGORA

Notícias

Notícias

Capa divulga programas brasileiros na Alemanha
27 de fevereiro de 2015 zweiarts
In Todas as Notícias

Alemanha – A agência Pão para o Mundo (PPM) apóia diversos projetos pelo mundo com o tema da segurança alimentar. A relação com o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (Capa) não é diferente: já são mais de 30 anos de pareceria entre as duas entidades. Em 2015, PPM convidou a organização brasileira para visitar suas dependências e participar da Semana Verde Internacional de Berlim.

A Semana Verde Internacional de Berlim, estabelecida em 1926, teve sua 80º edição em 2015. É uma exposição única que reúne produtores, expositores e consumidores para debates e mostras em torno da alimentação orgânica e desenvolvimento rural. De acordo com dados do Ministério da Agricultura da Alemanha, cerca de 92% dos alemães preferem consumir alimentos provindos de sua própria região. Essa e outras experiências forma debatidas na semana.

A partir do convite de PPM, as coordenadoras de núcleo Rita Surita e Ingrid Geisel estiveram em Berlim de 6 a 14 de janeiro, representando o Consórcio Capa. As coordenadoras participaram de uma passeata pelas principais ruas da capital alemã, terminando no parlamento, junto com cerca de 50 mil pessoas, entre ativistas socioambientais, agricultores familiares, consumidores e representantes de diversas entidades. Na passeata, a maior expressão era a busca por uma política que privilegia alimentos saudáveis e beneficie os agricultores familiares com técnicas ambientalmente corretas e não o agronegócio.

Ainda na programação, Rita e Ingrid visitaram o estande da PPM no pavilhão de exposições e realizaram palestra para jovens ativistas. O integrante da área de Relações Políticas de PPM, Stig Tanzmann, organizou agendas políticas que permitiram dialogar sobre os programas de segurança alimentar brasileiros, como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) – que garantem a compra de produtos da agricultura familiar. Sobre este assunto, dialogaram com assessoria de deputados do Partido Verde.

Em Hannover, estiveram no Ministério da Agricultura e Proteção ao Consumidor da Baixa Saxônia, estado fortemente agrícola, onde se reuniram com o secretário estadual de Agricultura, Cristian Meyer, e com o responsável pela Política Agrária e Relações Internacionais, Ingo Sturnmer, além de um grupo de especialistas em agricultura, para dialogar sobre o tema segurança alimentar e a experiência do Capa.

Finalizando a programação, visitaram a nova sede de PPM e foram recebidas pelo responsável regional da região do Brasil e Nicarágua, Mathias Fersebner, pelo chefe de seção da América do Sul, Luciano Wolff e a pela responsável pela Comunicação sobre projetos na América Latina e Caribe, Ingvild Mathe-Anglas. Na agenda, o fortalecimento de laços de cooperação e parceria.

Texto: Elias Wojahn, jornalista do Capa

eskort mersin - eskort adana