DOAR AGORA

Notícias

Notícias

CAPA comemora 35 anos de atuação na área da agricultura familiar ecológica
1 de junho de 2013 zweiarts
In Todas as Notícias

O Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA) núcleo Pelotas (RS) convida para culto de Celebração pelos 35 anos do CAPA, a ser realizado no dia 09 de junho, às 14hs, na cidade de São Lourenço (RS). O culto acontece na Comunidade do Faxinal – Campos Quevedos.

O CAPA foi criado pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) no ano de 1978, com o nome de Centro de Aconselhamento ao Pequeno Agricultor. Suas atividades tiveram início no dia 15 de junho de 1979, na cidade de Santa Rosa (RS), atendendo uma área que na época abrangia 112 municípios do Noroeste do RS e Oeste de SC (74 municípios no RS e 38 em Santa Catarina).

Em 1982, foi criado o CAPA em São Lourenço do Sul (RS); mais tarde, em Santa Cruz do Sul (RS). Em 1997 foram criados mais dois núcleos, um em Verê e outro, em Marechal Cândido Rondon, no estado do Paraná. Em fevereiro de 1988, o CAPA de Santa Rosa foi transferido para Erexim; em dezembro deste mesmo ano foi criado um segundo núcleo em Três de Maio, extinto em 1994 por uma questão de reformulação estrutural.

Inicialmente, o projeto previa a implantação das “Propriedades Modelo Nova Paisagem”, em propriedades com áreas entre 10 a 25 hectares. Nestas propriedades haveria a reconstrução das benfeitorias de uma maneira funcional, a reestruturação na produção, utilização de técnicas de conservação do solo, rotação de culturas e diversificação na produção, além da instalação de hortas, pomares, pastagens cultivadas e área para reflorestamento. Também o aproveitamento de novas fontes de energia nas propriedades, entre elas, o sol, os ventos, os cursos naturais de água e a construção de biodigestores.

Ainda em 1988, por uma questão de linguagem comum entre diversos projetos, programas e atividades afins dentro da IECLB, mudou-se o nome de Centro de Aconselhamento ao Pequeno Agricultor para Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor. O nome mudou, mas a sigla permaneceu a mesma – CAPA.

Desde então a atuação dos cinco núcleos do CAPA têm acumulado experiência e resultados, não apenas enquanto consórcio, mas também através das redes em que participa, como a Rede Ecovida de Agroecologia e a Articulação Nacional de Agroecologia. Para conhecer mais, visite o site www.capa.org.br.

Foto: Ilustração/Aliança ACT/FLD