CENTRO DE APOIO E PROMOÇÃO DA AGROECOLOGIA

Notícias

​Audiência Pública em defesa da Previdência Social

Pelotas - RS- Dia 2 de setembro em Pelotas foi dia de defesa dos direitos dos agricultores familiares e pescadores artesanais. Dia de manifestações contra a reforma da previdência do atual Governo Federal.

Na reforma da previdência proposta por Temer, além do produtor rural perder a condição de segurado especial, a idade para aposentadoria tanto para homens como mulheres seria de 65 anos, é um aumento de 10 anos para mulheres e 5 para homens. 

Na parte da manhã cerca de 300 agricultores e pescadores marcharam da Praça Palestina em direção a sede do INSS. Lideranças da CUT e FETRAF alertaram a população a possibilidade da perda dos direitos por parte dos produtores rurais.

Na parte da tarde, no auditório do Colégio Pelotense, foi realizada a “Audiência Pública em Defesa da Previdência Social” proposta pelo Vereador Beto Z3. A audiência contou com a presença do Senador Paulo Paim, conhecido pela defesa das causas trabalhistas, o Ex-Ministro do Trabalho e Previdência Social Miguel Rosseto além de lideranças da CUT e Fetraf, deputados e vereadores da região.

O auditório teve sua lotação máxima, mais de 500 pessoas acompanharam a audiência e participaram ativamente do evento.

O Vereador Beto Z3 abriu a audiência relatando os conhecidos problemas dos pescadores com as safras frustradas e agora a possiblidade de perder a condição de aposentado especial ‘’Não aceitaremos nenhum direito a menos!” afirmou o Vereador.

O Senador Paulo Paim foi enfático ao dizer que o que o governo está fazendo é um plano para beneficiar os ricos e prejudicar os pobres: “O que está acontecendo é um ataque ao direito dos trabalhadores, dos aposentados e dos pensionistas, nós somos contra essa reforma, quem trabalha no campo não pode esperar até os 65 anos de idade, não aceitaremos que prejudiquem nosso trabalhador rural”.

O Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia – CAPA apoiou o manifesto e audiência realizada. Continuamos na luta pela busca de direitos e pela manutenção dos direitos já adquiridos.